O Lado Escuro do Outubro Rosa

October 31, 2019
por Edu Abreu

Era um dia comum na vida da Paula. Talvez a alteração da agenda fosse até uma boa oportunidade de sair da rotina, sempre tão corrida. Após alguns minutos pensando na roupa, lembrou que queria “bater perna” e ver as novidades. Vestiu jeans, blusinha, tênis, óculos de sol e um perfume.

Resolveu ir de ônibus, dessa vez, pra não perder tempo e dinheiro estacionando o carro. Assim também sobra espaço pra andar mais e tomar um cafezinho tradicional. Paula já estava acostumada com aquela agonia anual;porém sempre dá um medo, né? Ir fazer exame de mamografia, se despir, o desconforto do exame, a ansiedade pelo resultado. “Mas tem que se cuidar”, ela pensa, há mais de 10 anos. No fundo sabia que o passeio era apenas pra amenizar o sentimento.

- Um cafezinho, por favor! Isso, com açúcar. E uma fatia daquela torta ali. Quem não se acalma com um docinho, hein? Lojas vistas, comprinhas feitas, hora de ir pra clínica. Mesmo que não quisesse, ficar na sala de espera com tantas outras mulheres criou comparações na sua cabeça. Não fez por mal,mas se sentiu mal. Estava mais gordinha que quase todas ali, mesmo com a maioria acima do peso. O pensamento logo correu para as noites recentes e constantes mal dormidas devido aos calorões, para a escova de pentear cheia de cabelos, para a lembrança distante do último dia que teve vontade de fazer sexo.Por instantes esqueceu do exame. Lembrou do cansaço.

O laudo saiu rápido, já pôde levar junto. Não compreendeu bem o significado de “Nódulo Sólido à esquerda – Categora BI-RADS® 4”. Chegando em casa buscou na internet, e o medo aumentou. Era câncer. O mundo desabou e Paula desabou junto. Exames adicionais comprovaram.

É difícil compreender como que no ano passado não tinha nada e agora está assim! Não interessa aqui se foi benigno ou maligno, tampouco tudo o que ela passou.

Todo ano vejo incontáveis campanhas para o autoexame das mamas e para que as mulheres façam mamografia periodicamente. Estou de acordo que quanto mais cedo descobrir a enfermidade, maiores são as chances de cura que, segundo dados, pode ser maior que 90% se diagnosticada cedo. Acontece que o câncer não é em si uma enfermidade isolada, mas sim o resultado da incapacidade do organismo de resolver as mutações celulares. Também estou de acordo que existem predisposições genéticas para isso; que o histórico familiar pode aumentar as chances. No entanto, muitas outras situações aumentam a falta de capacidade do organismo e elevam o risco de desenvolver essa terrível doença, que levou meu pai inclusive, e praticamente nenhuma delas ganha qualquer destaque na mídia,excetuando aqui o tabagismo.

Com dados atualizados de 2018, o Brasil tem hoje 54% de sobrepeso. Não foque no número, pode parecer pouco; apenas entenda que mais da metade da população do seu país está acima do peso considerado normal. E essa determinação do que é ou não normal tem seus fundamentos: se a pessoa está muito magra, é provável que esteja subnutrida, com falta de elementos necessários ao bom funcionamento do corpo, reduzindo sua imunidade, por exemplo;se está acima do peso, é provável que o sistema esteja desregulado, com maior probabilidade de estar ocasionando hipertensão, diabetes, disfunções hormonais(como da tireóide) e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Para exemplificar melhor, eu vou dar foco na diabetes, que pode ser entendida como a dificuldade do corpo em usar a glicose, o açúcar do sangue,como fonte de energia para as nossas necessidades. Na diabetes do tipo 2 há uma perda crescente dessa capacidade, porque as células vão ficando insensíveis à presença da insulina, responsável por comunicar que tem açúcar disponível. Oque o corpo faz? Manda o pâncreas produzir mais dessa substância, dia após dia e ano após ano, até níveis irracionais. A insulina tem atividade inflamatória e é uma das responsáveis pela transformação do açúcar do sangue em gordura.Câncer precisa de inflamação para ocorrer, excesso de gordura desregula o organismo, e é por isso que diabéticos do tipo II tem 2,5 vezes mais chances de desenvolver tumores.

Toda hora vejo hospitais denominados “Centro de Câncer”; por que não se chamam de “Centro de Tratamento dos Pacientes com Câncer”? Ou quem sabe,“Centro de Prevenção e Educação contra o Câncer”? Do jeito que está parece ser um local para desenvolver a doença.

Voltando pra diabetes, eu espero que chegue o dia em que as embalagens de açúcar refinado e bebidas adoçadas tenham um aviso igual ao do cigarro. “Este produto causa câncer”. Eu espero ansiosamente pela educação consistente de que nosso corpo não consegue lidar com essa carga toda de carboidratos (pão, massa,pizza, lasanha...), porque aumentam demais o açúcar no sangue. Espero que proíbam o pesticida glifosato e encontrem outra forma de proteger as plantações,alguma que não cause câncer nem autismo. Espero que eduquem as mulheres sobre os riscos do excesso de estrogênios e da falta de ômega-3 e de vitamina D.Espero que façam campanhas reais, intensas e lindas, com caminhadas, camisetas e artistas famosos falando sobre a importância de praticar exercícios quase todos os dias, que é normal e obrigatório fazer isso.

Eu cansei e choro de ver que é enganação não dizer tudo isso para as mulheres, deixando apenas elas se tocarem e fazerem exames para um dia encontrar em algo que pode ser evitado. Paula pode ser sua amiga, sua mãe, sua vizinha ou pode ser você.

 

 

Edu Abreu é farmacêutico e professor de pós graduação.

Preencha os dados indicados para fazer seu pedido. Na sequência entraremos em contato para confirma entrega e formas de pagamento do produto escolhido.

Obrigado por efetuar seu pedido. Entraremos em contato para confirmar a compra do seu produto!
Opa, parece que houve algum erro. Preencha todos os dados corretamente e tenta mais uma vez.
Dr. Edu Abreu

Farmacêutico e Professor de Pós Graduação
CRF/RS 10443

DICAS RECENTES

TECNOLOGIA AVANÇADA

A Fitonfarma possui laboratório de manipulação com tecnologia de ponta. Oferecemos a você o mais alto padrão de qualidade e excelência.

Tratamentos Sofisticados

Os tratamentos oferecidos na Fitonfarma visam melhorar a expectativa de vida e contribuir com a sua saúde e a da sua família.

Atendimento Especializado

Na Fitonfarma você tem a sua disposição profissionais capacitados para sanar todas as dúvidas e orientar sobre os melhores produtos.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

*Medicamentos de controle especial não podem ser solicitados por via remota, conforme Port. 344/98 e RDC 44/2009. Por favor traga sua receita na Fitonfarma para realizar seu pedido.

Obrigado! Sua mensagem foi encaminhada com sucesso e deverá ser respondida em breve.

Oops! Algo inesperado ocorreu.. Por favor tente novamente e caso persista o erro por favor nos contate por telefone.